domingo, 2 de junho de 2013

A maior montanha do mundo pede SOCORRO!

O lixo produzido pelo ser humano é um assunto polêmico e que vem sendo divulgado nas mídias por ser um problema alarmante. Nem mesmo o Monte Everest escapou dele.
A maior montanha do mundo, com 8.848 metros de altura, localizada na Cordilheira do Himalaia, na fronteira entre o Tibete e o Nepal, enfrenta atualmente um grande desafio. 
Montanhistas que desafiam os limites físicos tentando escalar a montanha acabam deixando para trás centenas e mais centenas de lixo, o que, acumulado, chega a ser contabilizado como toneladas. Cada pessoa, ao subir o monte, é responsável por sua própria bagagem. Ao chegar no topo, os montanhistas estão cansados e, ao descer, deixam barracas e sacos de dormir no acampamento. Garrafas de oxigênio vazias também são muito comuns ao decorrer do caminho para o topo.
O projeto Saving Mount Everest ("Salvando o Monte Everest"), que conserva a biodiversidade e conscientiza sobre o descarte de materiais sólidos do Parque Nacional do Everest, no Nepal, divulgou em seu site oficial - http://www.savingmounteverest.org/ - que recolheu 8,1 toneladas de lixo na montanha e também nas trilhas de trekking. Toda essa quantidade foi exibida em Namche Bazaar, região localizada na entrada do pico mais alto do mundo.

CONSCIENTIZAÇÃO É TUDO, SALVEM O EVEREST!




Fonte: http://webventureuol.uol.com.br/montanhismo/n/projeto-retira-mais-de-oito-toneladas-de-lixo-do-everest/32353/plk/COBERTURA_EVEREST2013_HISTORIA

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

The biggest mountain in the world claims for HELP!

The trash produced by humans is a controversial issue and has been discussed in the social medias to be an alarming problem. Even Mount Everest didn't got away from it.
The highest mountain in the world, with 8.848 meters, located in the Himalayas, on the border between Tibet and Nepal, currently faces a big challenge.
Climbers challenge their physical limits trying to climb the mountain, vy doing so, they leave behind tons of trashes. Each person to climb the Mount, is responsible for their own luggage. When reaching the top, climbers are tired and as they come down, they leave tents and sleeping bags at the camp. Empty oxygen bottles are also very common in the the way to/from the top.
The project Saving Mount Everest, which conserves the biodiversity and raises awareness about the disposal of solid materials of the Everest National Park, Nepal, released on their official website - http://www.savingmounteverest.org/ - that they collected 8.1 tons of trash on the mountain and also on the trekking trails. This entire amount was displayed in Namche Bazaar, located in the entrance region of the highest peak in the world.

AWARENESS IS EVERYTHING, SAVE THE EVEREST!




8 comentários:

  1. Querido irmão,
    Muito boa a sua matéria sobre o tema que tanto preocupa o mundo atual. Em relação ao acumulo de lixo devemos lembrar também que este problema se encontra em toda a parte, nas nossas praias, praças, ruas e bairros. Sendo assim fica a minha contribuição. Vamos salvar nosso país!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, irmã linda que possui o meu rosto haha.
      De certo temos que atentar para essa questão também. LET'S SAVE IT!
      Beijocas.

      Excluir
  2. Caio
    Gostei muito do enfoque do seu artigo. Que tristeza ver um lugar tão inóspito contaminado pelo lixo das expedições. É preciso um programa de conscientização maior entre os montanhistas, para que este problema não se agrave ainda mais.
    Outro ponto que gostaria de destacar eh o exemplo de superação humana destes homens e mulheres que se arriscam a escalar esta montanha, a mais alta do mundo. Nesta temporada de 2013, seis brasileiros tentaram escalar o Monte Everest, mas somente três alcançaram o objetivo.
    Assim como você, mas em outro âmbito, concretizaram um sonho. Através de um esforço físico e sobretudo mental, conseguiram a façanha de chegar ao topo do mundo.
    Atenciosamente,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Cassia.
      Como relatado na matéria, os montanhistas realmente hão de se superar fisicamente para que possam atingir o objetivo necessário. Meses e até mesmo anos de prática os levam a almejar o sucesso de suas missões. Infelizmente algumas pessoas são limitadas geneticamente e não conseguem atingir o que tanto desejam.
      Parabéns aos três brasileiros (Karina Oliani, Jeferson Rodrigues e Rodrigo Raineri) que realizaram os sonhos com a conquista da chegada ao topo da montanha do Everest e muito bem nos representaram nesse circuito.
      Obrigado novamente pelo comentário,
      Abraço e boa noite.

      Excluir
  3. Caio
    Parabéns pela sua iniciativa, que bom seria se todos divulgássemos matérias como esta, para conseguirmos chamar atenção para um assunto de suma importância e concomitantemente promovermos ações políticas de todos os povos e países para aumentar a conscientização e a preservação do nosso planeta.
    Cynthia Rossetto, Araçatuba SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Cynthia.
      Primeiramente gostaria de agradecer a visita no blog e seu comentário.
      De fato é necessário uma visão do planeta de forma diferente, para que seja mantido e de maneira consciente tudo aquilo que ainda não foi tocado pelas ações humanas.
      Sendo assim, iremos deixar um mundo mais limpo e mais verde para nossos sucessores.
      Continue aqui, um abraço para Araçatuba - SP e fique com Deus!

      Excluir
  4. Já havia visto esta notícia na íntegra, mas o mais importante você está fazendo aqui, trazendo para outras pessoas (que possivelmente não puderam vê-la antes), uma forma de atentarem para o quão grave é esta questão. Até onde pode chegar a imprudência do ser humano, claro, sem generalizar, mas estes (que buscam alcançar este objetivo) são os que deviam se conscientizar, e mesmo assim a prática pregada não é a usada. Uma pena. Ainda bem que o lugar (como disse nossa amiga aí em cima) é inóspito, do contrário, seria mais uma matéria com o título "lixo espetacular".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Mikahil,
      Obrigado pela visita e comentário. Muito boa sua reflexão. Na verdade, a ideia é dar visibilidade ao problema abordado (acúmulo de lixo), não só em lugares inóspitos, mas também em nossas praias, centros urbanos, praças e ruas.
      Se cada um fizer sua parte, teremos uma vida mais saudável.
      Abraço.

      Excluir