"O mundo ainda respirava os ares da Segunda Grande Guerra quando, a bordo dos lendários T-6, instrutores da antiga Escola da Aeronáutica, no Rio de Janeiro, encontraram uma maneira de inocular o vírus da confiança nos então cadetes da Força Aérea Brasileira. Mal sabiam que, seis décadas depois, estaríamos comemorando o aniversário da façanha." (Esquadrilha da Fumaça, 2012)
No dia 14 de maio de 1952, no Rio de Janeiro, os pioneiros fizeram seus primeiros vôos. Em 1969, o T-6 Texan foi substituído por um avião francês, o T-24 Super Fouga Magister. Depois de 46 (quarenta e seis) apresentações dessa aeronave, o T-6 retornou de volta à ativa para, em 1976, ser definitivamente aposentado. Com a aposentadoria dos aviões, as operações da Fumaça sofreram uma interrupção.
Quatros anos se passaram, e sem os antigos T-6 e T-24, optou-se pela fabricação nacional: o T-25 Universal, abrindo, assim, uma série de 55 (cinquenta e cinco) apresentações. Em dezembro de 1983, foram adquiridas aeronaves de outro modelo, também brasileiro. Aparecem os T-27, que também atendem pelo nome de Tucano. Com ele, a Esquadrilha da Fumaça criou manobras jamais vistas.
Com mais de 2.300 (dois mil e trezentos) mil apresentações e mais de 30 (trinta) anos, o T-27 reinou soberano como protagonista da Esquadrilha, no Brasil e no exterior.
No dia 31 de março de 2013, o tão famoso Tucano realizou sua última apresentação no Pontão do Lago Sul, em Brasília. A partir daquele momento ele entrou para a história com mais de 85 (oitenta e cinco) mil horas de voo, e deu lugar ao A-29 Super Tucano, que passarão a realizar as manobras.
No dia 31 de março de 2013, o tão famoso Tucano realizou sua última apresentação no Pontão do Lago Sul, em Brasília. A partir daquele momento ele entrou para a história com mais de 85 (oitenta e cinco) mil horas de voo, e deu lugar ao A-29 Super Tucano, que passarão a realizar as manobras.
“Nós já iniciaremos um programa de implantação operacional com a nova aeronave. Estimamos que dentro de um prazo de seis a oito meses já tenhamos condições de realizar a primeira demonstração, mas isso vai depender de vários fatores, principalmente a adaptação da aeronave às manobras e a conclusão do display de acrobacias”, avaliou o comandante da Fumaça.
Parabéns aos 13 (treze) Diplomatas do Ar e suas respectivas equipes!
Abaixo a última apresentação das aeronaves T-27, ainda, fotos das aeronaves e o vídeo dos músicos: Caetano Veloso e Jorge Mautner, cantando a música "Todo Errado" com a participação especial da Esquadrilha da Fumaça.
T-6 Texan |
T-24 Super Fouga Magister |
T-25 Universal |
T-27 Tucano |
A-29 Super Tucano |
Artistas: Caetano Veloso e Jorge Mautner; Música: Urge Dragon/Todo Errado
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Brazilian Smoke Squadron - FAB (Brazilian Air Force).
"The world was still experiencing the Second World War when, aboard the legendary T-6, instructors of the former School of Aeronautics in Rio de Janeiro found a way to inoculate the confidence virus in their cadets. Little did they know that, six decades later, we would be celebrating the anniversary of their achievement." (Brazilian Smoke Squadron, 2012)
On May 14, 1952, in Rio de Janeiro, the pioneers made their first flights. In 1969, the T-6 Texan was replaced by the French aircraft, the T-24 Super Fouga Magister. After 46 (forty six) presentations, the T-6 came back to the shows and in 1976 it finally got retired. With the retirement of the aircraft, operations of the Smoke were interrupted.
Four years later, and without the old T-6 and even the T-24, it was chosen the national manufacturing: the T-25 Universal, it openned a series of 55 (fifty five) shows. On December 1983, the Squad acquired another aircraft model, also Brazilian's. The T-27 appeared, it also goes by the name of Tucan. With it, the Smoke Squadron created maneuvers never seen.
With over 2300 (two thousand and three hundred) presentations and more than 30 (thirty) years, it ruled as the protagonist of the Squadron, in Brazil and abroad.
On March 31, 2013, the famous Tucan held its last performance in Pontão do Lago Sul, in Brasília. From that moment on it went down in history with more than 85 (eighty-five) thousand flighting hours, and gave place to the A-29 Super Tucano, which will perform the maneuvers.
"We now begin a program of operational deployment with the new aircraft. We estimate that within a period between six and eight months we are able to perform the first demonstration, but this will depend on several factors, mainly the adaptation of aircraft maneuvers and the conclusion of the display of acrobatics ", said the commander of the Smoke.
Congratulation to the 13 (thirteen) Diplomats of the Air and their team!
Below there is a video from the T-27's last show, there are pictures of the aircrafts and a video of Caetano Veloso and Jorge Mautner singing the song "Todo Errado" (All Wrong) featuring the Smoke Squadron.
T-6 Texan |
T-24 Super Fouga Magister |
T-25 Universal |
T-27 Tucan |
A-29 Super Tucan |
Artists: Caetano Veloso and Jorge Mautner; Song: Urge Dragon/Todo Errado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário